Categories: Como Importar

Importar do AliExpress? Saiba Quais São os Cuidados Que Você Precisa Ter

Cada vez mais os brasileiros são atraídos pelos produtos variados a preços mais em conta oferecidos pelos vendedores cadastrados no AliExpress.

Mesmo contando com uma plataforma em português, quem ainda não se aventurou nas variadas seções da loja virtual precisa se atentar a alguns cuidados para garantir uma compra efetiva e segura.

Cuidado com o que está comprando no Aliexpress

No AliExpress, você encontra artigos de diversos departamentos, como roupas, acessórios, produtos esportivos, cosméticos, objetos de decoração e até eletrônicos.

Se o seu intuito é comprar produtos de marca, não se deixe levar pelos preços baixos e certifique-se de que as peças escolhidas realmente são originais.

É que entre os itens oferecidos, existem muitas réplicas que podem tornar a transação decepcionante para quem espera algo oficial.

Atente-se à reputação do vendedor do AliExpress

Um dos motivos do AliExpress ter ganhado fama por aqui foi a recomendação a parentes e amigos por parte de clientes da loja virtual.

Somente esse fato pressupõe que trata-se de um e-commerce confiável, e realmente o é.

As transações bancárias são feitas com segurança e o site oferece a garantia do reembolso caso haja algum problema com sua compra.

No entanto, como não é o AliExpress que fornece e encaminha os produtos, é fundamental atentar-se à reputação do vendedor escolhido, evitando eventuais aborrecimentos.

Verifique se ele possui selos da loja que o classifique como ótimo fornecedor e consulte o histórico de opiniões disponíveis de pessoas que compraram dele.

Escolha os tamanhos e medidas corretas

Como qualquer compra online, você não pode tocar ou experimentar o produto, por isso a melhor forma de saber que ele realmente supre as suas necessidades é verificando as suas dimensões.

Os tamanhos de roupas e calçados são diferentes dos padrões brasileiros e nesse caso você precisará consultar as tabelas de medidas (fornecidas pelos próprios vendedores ou encontradas na internet).

Atente-se também às proporções de outros produtos, como artigos de decoração, certificando-se de que eles caberão na sua estante, armário ou outro móvel e até mesmo cômodo de sua casa.

Verifique as condições de pagamento disponibilizadas pelo AliExpress

Se a plataforma em português do AliExpress facilita a compra em vários pontos, em algumas situações pode confundir os usuários.

É o caso dos preços que são informados em reais nos anúncios dos produtos, mas como tratam-se de compras internacionais, a cobrança será feita em dólar.

Por isso, somente é aceito o cartão de crédito internacional das bandeiras Visa e Mastercard, sem a possibilidade de parcelamento.

Ter a consciência disso é importante para não estranhar a cobrança do valor total junto de possíveis taxas quando receber a fatura.

Opte pela transferência bancária ou pelo boleto caso você não tenha um cartão de crédito internacional.

Nesses casos, os valores serão convertidos em real, de acordo com a cotação do dólar naquele momento, e você poderá fazer o pagamento em qualquer banco ou pela internet.

Atente-se aos prazos de contabilização, pois deles dependerá a liberação de sua compra.

Seja paciente para esperar as compras do AliExpress

A grande maioria dos itens anunciados no AliExpress é proveniente da China e dá a volta ao mundo para chegar até aqui de navio.

Essa forma de transporte é feita mediante um frete com taxa muito barata ou mesmo gratuito.

No entanto, o trajeto é completado entre um e três meses, o que exige muita paciência para esperar pelo momento prazeroso de ter suas comprinhas em mãos.

Compre em pouca quantidade no AliExpress

Essa dica é fundamental para quem é consumidor de primeira viagem no AliExpress, já que serve de teste para verificar se o vendedor é de confiança e se as expectativas com relação aos produtos oferecidos são devidamente atingidas.

Isso também ajuda a evitar a cobrança de taxas na alfândega das quais são isentas as compras internacionais até US$ 50 e remetidas de pessoas físicas (o que geralmente é o caso dos vendedores do site).

A maioria dos fornecedores da AliExpress está ciente das altas taxas e para burlá-las, encaminham as mercadorias como “Gift”.

No entanto, é preciso conscientizar-se de que a taxação pode acontecer.

Nesse caso, o imposto é de 60% sobre o valor aduaneiro da mercadoria (que corresponde à junção do preço do produto, frete e seguro, se houver).

O pacote será encaminhado para uma agência dos Correios próxima a sua localidade e poderá ser retirada após o respectivo pagamento.

Para saber mais dicas sobre importação e de onde comprar seus produtos, fique ligado no nosso blog! Assine a newsletter abaixo e receba novidades diretamente no seu e-mail!

Filipe Barcellos

Recent Posts

Estados Unidos e China finalmente chegaram a um acordo comercial parcial

A semana passada terminou com a moeda americana em queda em relação ao real, em meio a expectativas positivas acerca…

1 semana ago

O Dólar Fechou em Queda pelo Terceiro dia Seguido na Última Sexta-feira

O dólar fechou em queda pelo terceiro dia seguido na última sexta-feira, com o real voltando a aparecer entre os…

2 semanas ago

Corte de Juros Feito Pelo Copom Trouxe Animação e Ânimo aos Investidores Brasileiros

Na última quarta-feira (18/09), o corte de juros feito pelo COPOM (Comitê de Política Monetária Brasileira) trouxe animação aos investidores…

4 semanas ago

Comprar Perfume Ferrari Black pela metade do preço

O Perfume Ferrari Black é muito mais do que uma simples fragrância. Suas notas transmitem uma essência marcante e envolvente…

1 mês ago

Subiu ou Desceu? Como foi o Dólar na segunda semana de Setembro de 2019

Após uma leve queda na última sexta-feira (13), devido ao cenário externo e disputa entre Eua e China, disputa essa…

1 mês ago

Iphone X – “Maçãzinha Mordida” que vale quase um carro

Quem se lembra do Baby? O primeiro celular chamado de inteligente no Brasil, no final da década de 90? O…

2 anos ago